O setor de Pedras Decorativas é conhecido comercialmente apenas por mármore e granito, porém há outros tipos litológicos também muito importantes presentes nesse setor, que são os quartzitos, ardósias, gnaisse, serpentinito e travertinos. As pedras decorativas também denominadas pedras naturais, podem ser encontradas em balcões, arte funerária, lápides, tampos e pés de mesa, pisos, pilares, colunas, soleiras, e também em edificações (revestimentos internos e externos de paredes). Sua extração movimenta recursos significativos, pois sua extensa cadeia produtiva atrai grande volume de investimentos, cria novas oportunidades além de atrair bons negócios para esse segmento e também para outros setores da economia, fazendo com que amplos mercados vinculados à produção e beneficiamento de rochas obtenham destaque.
O Brasil, devido a sua vasta quantidade de riquezas minerais possui um grande potencial exportador no setor de pedras decorativas. É considerado o 8º país em exportação de blocos e o 5º maior exportador de rochas ornamentais acabadas. De acordo com o CETEM - Centro de Tecnologia Mineral, a produção e o consumo das rochas ornamentais do Brasil apresentaram crescimento notável nas últimas décadas. Em comparação com outros países, o uso dessas rochas no Brasil é muito grande, especialmente as rochas altamente decorativas de coloração vermelha, rosa, amarela, azul e verde, chamadas popularmente de "rochas coloridas”. Em 2007, a produção brasileira de rochas ornamentais totalizou cerca de 8 milhões de toneladas, assumindo-se a existência de 1.800 frentes de lavra e a tipificação de 1.200 variedades comerciais colocadas nos mercados interno e externo. Já em 2008, o mercado interno, por sua vez, mostrou efetivo crescimento, mas ainda não tem condições de compensar as perdas crescentes nas exportações.
Apesar de ainda mais concentradas nas regiões sudeste e nordeste, as atividades de lavra e beneficiamento de rochas ornamentais já estão se disseminando por todo o Brasil. Pode-se encontrar uma grande concentração de pedras decorativas no Espírito Santo. O Estado tornou-se líder mundial na produção nacional de rochas por possuir um grande potencial geológico e também pelo fato de sempre investir em pesquisas geológicas e tecnologias de extração e beneficiamento. Há outros estados que também se destacam na produção e exportação de rochas ornamentais, tais como Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS), os mármores representam, na atualidade, cerca de 45% da produção mundial, com 40% atribuídos aos granitos, 5% aos quartzitos e similares, e 5% às ardósias. A participação dos granitos elevou-se de um patamar de 15% no princípio da década de 50, para 22%, na de 70, 38% em meados da década de 80, até os atuais 40%, incrementando a demanda global sem restringir a utilização dos mármores.
Nossa expectativa é que o Diretório Brasileiro de Pedras Decorativas , seja uma fonte valiosa e confiável de consulta para que sua empresa obtenha maiores informações deste segmento e também possa buscar oportunidades de crescimento neste setor.
Entre as diversas atividades de nossa empresa temos a de reunir, avaliar e atualizar um significativo conjunto de informações sobre diferentes segmentos de atividades da indústria brasileira. Exemplo dessa atuação é a primeira edição do Diretório Brasileiro de Pedras Decorativas , com informação sobre as maiores empresas e os principais produtos do setor, tornando-se a referência mais ampla disponível a todos que procuram oportunidades de negócios no Brasil ou com o Brasil.
Esta edição contempla informações de contatos detalhados com os principais nomes da administração (quando disponível), além de informações e cores dos produtos das maiores indústrias brasileiras de Pedras Decorativas, com isso esperamos contribuir trazendo clareza e conhecimento sobre este fascinante mercado brasileiro.
Importante ressaltar que as fotos contidas nesse Diretório são somente indicativas de cores, tonalidades e desenhos, por esse motivo estão sujeitas a tais variações.